Disseminamos boas práticas para negócios e cidades mais sustentáveis

Você está em Home > Unilivre > Universidade Livre do Meio Ambiente

Universidade Livre do Meio Ambiente

“A sustentabilidade das comunidades humanas vem em consequência da nossa capacidade de entender os princípios ecológicos e viver em conformidade com eles”. (Fritjof Capra)

Nossa qualidade de vida está diretamente ligada a nossa relação com o ambiente em que vivemos. A Universidade Livre do Meio Ambiente foi criada para examinar essa relação em profundidade com a finalidade de buscar fazê-la harmoniosa com o processo de desenvolvimento sócio-econômico.
Localizada em Curitiba, capital do estado do Paraná, a Unilivre é uma organização cultural e educacional independente. Fundada em 1991, foi a primeira do mundo a funcionar neste modelo com o propósito de disseminar conhecimento ambiental para todos os extratos da sociedade contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres com a natureza. Reconhecida como de utilidade pública Municipal pela Lei nº 8332/93 e utilidade pública Estadual pela Lei nº 11349/96 e qualificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP em 2002.

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
A Unilivre também é a expressão da arquitetura em harmonia com o ambiente. Foi construída no Bosque Zaninelli, uma área verde de 37.000 m2 originada a partir da recuperação de uma área degradada, onde funcionava uma antiga pedreira, sendo transformada em um espaço de educação dentro do conceito de acupuntura urbana. Devido a essa arquitetura, tornou-se um dos principais pontos turísticos de Curitiba.
Aqui tudo toca os sentidos e convida à refletir sobre nossa relação com a natureza no presente e no futuro: uma passarela em meio à mata que proporciona ao visitante uma imersão na natureza, um auditório aberto próximo a um lago, uma construção em espiral feita de troncos de eucaliptos até um mirante do qual você pode avistar a cidade à distância. Da beleza natural surpreendente conjugadas à salas de aula abertas para todos: cidadãos comuns, estudantes universitários, técnicos, empreendedores e gestores públicos.




Conheça a Unilivre

Conheça mais a Unilivre, Universidade Livre do Meio Ambiente.